top of page

RECONSTRUÇÃO MAMÁRIA

A reconstrução mamária é um importante ponto no tratamento e recuperação de muitas pacientes tratadas por patologias mamárias. Tem como intenção a devolução ou manutenção da imagem do corpo feminino e sua feminilidade. 

Existem diversas técnicas para reconstrução mamária: reconstrução com prótese de silicone, próteses de volume variável (silicone + soro fisiológico), retalhos de músculo e pele do abdome e do dorso - associados ou não a prótese, enxerto de gordura (lipoenxertia ou lipofilling), retalhos livres, etc..

Cada tipo de reconstrução tem seus benefícios e seus limites, sendo necessária uma avaliação criteriosa e personalizada de cada pessoa.

A mama pode ser reconstruída no mesmo momento da cirurgia oncológica (imediata) ou após completado o tratamento (tardia). É uma opção da paciente e do médico o momento desta escolha, respeitando os limites e contraindicações de cada caso.

O advento da reconstrução mamária melhora a visão sobre o próprio corpo, a auto-estima e até a aderência aos tratamentos que, por vezes, podem durar alguns anos. 

Paciente mastectomizada - tratamento oncológico clássico que pode, em muitas situações, ser melhorado pela reconstrução imediata, tardia ou cirurgia oncoplástica.

(fonte: Clough et al, DOI: 10.1111/tbj.12011 )

Paciente com lesão maligna em mama direita e lesões de alto risco à esquerda.

Após a mastectomia bilateral com reconstrução imediata com próteses de silicone - tratamento com menor impacto psicológico.

Fonte (Munhoz AM, et al. World J Clin Oncol 2014; 5(3): 478-494) 

bottom of page