
CRM- 8918 RQE 5024
CÂNCER DE MAMA
É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.
Segundo dados do INCA, são estimados mais de 70.000 novos casos de câncer de mama no Brasil para 2024 - 2025!
Em 2019, foram 18.295 mortes por esta causa no País.
A detecção precoce, na maioria das vezes, aumenta as chances de cura e demandam tratamentos frequentemente menos agressivos comparados a casos mais avançados.
A mamografia é o melhor exame disponível hoje para rastreamento desta doença. Ela deve ser realizada anualmente por todas as mulheres com 40 anos ou mais, conforme a Sociedade Brasileira de Mastologia.
O auto-exame mensal é recomendado para todas as mulheres para identificarem possíveis alterações em suas mamas no período entre as mamografias ou na faixa etária em que ainda não realiza o rastreamento mamográfico.
Sintomas como nódulo palpável, inversão ou alteração do mamilo e aréola, retração, abaulamento e vermelhidão da pele das mamas, secreção mamilar fora da amamentação (descarga papilar) devem ser avaliados por um médico para o diagnóstico adequado o mais precocemente possível.

