top of page

CIRURGIA ONCOPLÁSTICA

A cirurgia oncoplástica é a modalidade cirúrgica da mama que associa técnicas de cirurgia oncológica e de cirurgia plástica com o intuito de tratar o tumor com segurança e preservar ou até melhorar o contorno e formato das mamas. 

As técnicas são diversas e a indicação é bastante personalizada. A satisfação com o formato das mamas previamente ao tratamento, a simetria, a localização do tumor na mama e seu tamanho são questões relevantes para a escolha e indicação de cada técnica.

A cirurgia oncoplástica pode ser realizada concomitantemente à cirurgia plástica da mama oposta (simetrização) para se obter resultado mais harmônico. A simetrização também pode ser realizada tardiamente, ou seja, após o tratamento completo da mama doente.

A oncoplastia se popularizou pelo mundo todo devido o adequado controle oncológico associado ao benefício estético evitando deformidades definitivas e melhorando a auto-estima das pacientes - consequentemente com impacto positivo na qualidade de vida.

Cirurgia para ressecção de um tumor em mama esquerda com cicatriz apenas em torno da aréola. (fonte: Jung Dug Yang, et al. http://dx.doi.org/10.4048/jbc.2012.15.1.1 )

Cirurgia para ressecção de um tumor em mama esquerda combinada com correção de ptose (mama caída) ou redução da mama. As cicatrizes resultantes são as mesmas da mamoplastia redutora. 

(fonte: Jung Dug Yang, et al. http://dx.doi.org/10.4048/jbc.2012.15.1.1 )

bottom of page